Proibição de Medicamentos para Emagrecer. O que fazer ?

Em outubro de 2011 foi publicado no Diário Oficial da União a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe os medicamentos emagrecedores anfepramona, femproporex e mazindol e impõe várias restrições ao uso da sibutramina, confirmando decisão tomada na semana passada pela diretoria colegiada do órgão. Segundo a resolução, estão proibidas a fabricação, importação, prescrição e comercialização dos emagrecedores à base de anfetaminas. A sibutramina continuará sendo vendida, mas com uma dose diária máxima de 15 miligramas. Serão impostas outras restrições à venda da sibutramina: a prescrição do médico será acompanhada por um termo de responsabilidade assinada pelo paciente, afirmando que está ciente de todos os riscos envolvendo o medicamento. O termo lista as contraindicações e cita o estudo Scout, que descobriu riscos cardíacos associados ao remédio.

Há muito essa decisão já era esperada pela classe médica, visto que o Brasil era o primeiro no ranking de consumo de anfetaminas, numa média aproximada de mais de 5 mil toneladas pro ano, o que preocupava pela dependencia quimica que a mesma causava. Mas com a proibição imediata do consumo , a primeira pergunta: O que fazer com os que já apresentam a dependencia quimica, visto que como psicoestimulante, essa medicação era usada por pessoas que trabalhavam masi de 12 horas por dia e até mesmo pelos caminhoneiros com o apelido de “arrebite”. Quanto a essa qeustão não foiu apresentada nenhuma resposta , mas ouyra pergunta que não quer calar: ” O que sobra de opções para ajuda terapêutica no “modo compulsão alimentar”?

Já prevendo essa proibição, alguns pesquisadores correram atrás de soluções alternativas, como esse estudo da USP em relação a um fitoterápico como opção:

Em meio à discussão sobre o banimento de remédios para emagrecer (à base de sibutramina e dos anorexígenos anfetamínicos), um novo insumo feito a partir de uma erva que existe no Brasil promete combater a obesidade sem trazer riscos. Segundo pesquisa da USP, o tratamento com substrato da Ilex sp reduz o peso de mulheres em 10,35% e de homens em 5,35% em um mês. O teste pré-clínico foi realizado com ratos, mas os resultados devem se repetir em seres humanos.

O extrato, que recebe o nome comercial de PholiaNegra, é um composto de fórmula manipulada, vendida mediante prescrição médica. Ela deve ser tomada antes da refeição. Sua principal ação é retardar o esvaziamento do estômago, o que gera uma sensação de saciedade por mais tempo, e, assim, a perda de peso. A principal vantagem da PholiaNegra é que ela não age no cérebro, por isso não causa vício, e não apresentou toxicidade. O principal desafio hoje é achar algum remédio efetivo no emagrecimento, mas que não mate e não vicie.

O insumo é um superconcentrado de compostos naturais da planta, como metilxantinas e saponinas, responsáveis pela perda de peso, e também o cafeiol, ácido cafeico e clorogênicos, além de um elevado valor de orac, que lhe conferem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Estas propriedades, assim como uma comparação com a sibutramina, são os próximos passos do estudo da USP.

A PholiaNegra já é usada no arsenal de Prática Ortomolecular há mais de 2 anos com excelentes resultados. Vale ressaltar que a associação com outros fitoterápicos como a FASEOLAMINA ( extraída do feijão branco, uma descoberta da universidade de Porto Alegre exportada pata todo o mundo, queimando os carboidratos ingeridos na alimentação, a CASSIOLAMINA que visa extrair a gordura dos alimentos de forma natural, o CITRUS AURANTIUS que aumenta a queima de calorias a partir de um extrato da casca da laranja amarga e outros componentes como a pancreatina , a bromelina extraída do abacaxi, a papaína extraída do mamão papaia, enzimas essas que aceleram a digestão e impedem a absorção de macromoléculas, todas elas tem contribuindo para o grande êxito das fórmulas emagrecedoras da tão falada Prática Ortomolecular, por isso a grande procura por especialistas nessa área para emagrecer e reeducar seus hábitos alimentares de uma forma saudável e natural!!! Além de outras substâncias naturais para diminuir a Ansiedade e a Compulsão como a KAWA KAWA, o 5 HTP (liberando mais serotonina no cérebro) e o GABA, um aminoácido extraído naturalmente das proteínas que além de sedar a ansiedade e a compulsão, ativa a memória e já consagrado em outras especialidades médicas , sendo usado também para tratar déficits de atenção e hiperatividade. Com tantas novidades naturais isenta de efeitos colaterais, o que você está esperando?